[Sem título] - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 27/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Estima-se que mais de 11 milhões de brasileiros têm doenças mentais, dentre eles mais de 86% não procuram atendimento psicológico, muita das vezes com medo do preconceito que está enraizado na sociedade os tachando como "loucos" ou que aquilo não passa de uma "frescura". A depressão, mais conhecida como " a doença do século" (Vírgula) tem severos efeitos negativos sobre a saúde do ser humano e hoje em dia está entre as doenças que mais matam no mundo inteiro. (Não contextualizou o tema. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Dentre os indivíduos que não procuram tratamentos psicológicos, boa parte é afetada pela desigualdade estrutural com raízes econômicas, sociais e políticas que dificultam o acesso ao atendimento psicológico. (Não compreende a estrutura do texto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto cabe ao sistema público-privado (Muito bem. Apresentou o agente) oferecer suporte psicológico aos seus funcionários, elaborar palestras de apoio à saúde mental na sociedade e implementar espaços de promoção de políticas públicas com objetivo de oferecer atendimento psicológico para pessoas de baixa renda, dessa forma democratizando o acesso ao tratamento psicológico e quebrando o estigma associado às doenças mentais na nossa sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200