Juntos por uma causa - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 27/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em busca constante por felicidade, sucesso, trabalho, conforto, pressão familiar dentre outros motivos, grande parte da população acaba por ficar doente. Alguns conseguem tratamento, porém, mesmo quando obtém alta, estão sujeitos a recaídas. (Não contextualizou o tema. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese) 

(Melhore a estratégia coesiva) Geralmente não procuram ajuda, se afastam, visto que em pleno século XXI, ainda há um pensamento muito errôneo a respeito da saúde mental, muitos são taxados como "frescurentos", "tolos", "loucos", "vítimas", etc. Além disso a falta de apoio do governo em relação aos tratamentos públicos e a falta do apoio familiar são dois motivos para agravar essa situação. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) É necessário, portanto, que ao identificar algum sinal negativo na saúde mental o cidadão, a família, e até mesmo amigos busquem ajuda nos postos de saúde, CAPs (Desenvolva a sigla), clínicas onde ofereçam tratamento. É importante o governo, as autoridades locais se unirem a população e realizarem campanhas oferecendo ajuda e combatendo o preconceito aos doentes. Organizar protestos, palestras, lives pelas redes sociais para abordar tal tema. (Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a estratégia coesiva) É imprescindível que o governo não corte as verbas para os centros de saúde, pois, (Sem vírgula) é de extrema importância que os tratamentos continuem em prol da saúde da população. Se todos os lados se unirem, haverá um resultado brilhante. (Não compreende a estrutura do texto)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200