Em busca constante por felicidade, sucesso, trabalho, conforto, pressão familiar dentre outros motivos, grande parte da população acaba por ficar doente. Alguns conseguem tratamento, porém, mesmo quando obtém alta, estão sujeitos a recaídas. (Não contextualizou o tema. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Geralmente não procuram ajuda, se afastam, visto que em pleno século XXI, ainda há um pensamento muito errôneo a respeito da saúde mental, muitos são taxados como "frescurentos", "tolos", "loucos", "vítimas", etc. Além disso a falta de apoio do governo em relação aos tratamentos públicos e a falta do apoio familiar são dois motivos para agravar essa situação. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) É necessário, portanto, que ao identificar algum sinal negativo na saúde mental o cidadão, a família, e até mesmo amigos busquem ajuda nos postos de saúde, CAPs (Desenvolva a sigla), clínicas onde ofereçam tratamento. É importante o governo, as autoridades locais se unirem a população e realizarem campanhas oferecendo ajuda e combatendo o preconceito aos doentes. Organizar protestos, palestras, lives pelas redes sociais para abordar tal tema. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) É imprescindível que o governo não corte as verbas para os centros de saúde, pois, (Sem vírgula) é de extrema importância que os tratamentos continuem em prol da saúde da população. Se todos os lados se unirem, haverá um resultado brilhante. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |