No filme "Se Enlouquecer, Não Se Apaixone", o protagonista passa por problemas mentais que ele não conhece, e resolve ir em busca de ajuda, logo, descobre que está com depressão. Fora da ficção, essa cena é persistente e estigmatizada na realidade brasileira, porém, pelas pessoas acreditarem que é frescura ,não procuram ajuda e não sabem lidar. Isso deve-se a criação de um ambiente não real nas redes sociais e negligência estatal. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o descuido por parte das autoridades públicas com a saúde mental dos brasileiros, é prejudicial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2017,uma média de quase 12 milhões de brasilianos, (Sem vírgula) têm depressão. Isso explica o quanto é necessário que o Estado intervenha a solucionar doenças mentais que afetam a maioria dos cidadãos. O governo deve-se deve se preocupar, pois, não só os atuais empregados, mas também os futuros trabalhadores (que são os estudantes) podem ter ou tem problema mental, consequentemente, gerando óbices administrativos e financeiros. (Cuidado com uma abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a popularidade nas redes sociais mostram uma face cruel do que é verdadeiro. Muitos digitais influencers postam o que eles querem que as pessoas vejam, por isso o público é influenciado por algo inexistente, como a perfeição, lenvando a graves transtornos mentais com problemas de enfrentar as dificuldades da vida cotidiana. (Explore as discussões. Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, portanto, que o estigma, na sociedade brasileira, associado a doenças mentais, deve ser combatido. Urge que o Ministério da Educação (MEC) (Muito bem. Apresentou o agente) construa, por meio da mídia, televisão e instituições de ensino, campanhas publicitárias, afim a fim de que promovam consciência em procurar ajuda, como (Vírgula) também, reforçar a importância do programa CVV (Centro de Valorização a Vida), e um projeto de acompanhamento terapêutico gratuito através do SUS (Sistema Único de Saúde). Assim, o estigma de doenças mentais no Brasil, será, a médio e longo prazo, superado.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |