Doenças mentais e os estereótipos que as cercam - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 26/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "O alienista" (Vírgula) de Machado de Assis, observa-se o Dr. Simão Bacamarte ganhar prestígio em virtude de sua carreira médica e, em um determinado momento, esse decide dedicar-se ao estudo da psicologia, fundando assim o manicômio Casa Verde, cujo objetivo era abrigar os loucos da cidade. A princípio, eram internados aqueles que realmente possuíam doenças mentais, entretanto Dr. Bacamarte internou todos aqueles que ele julgava serem loucos. Fora da ficção, os cidadãos que sofrem de doenças mentais geralmente são inseridos em um grupo excluído e distante da sociedade, assemelhando-se a seres defeituosos à visão de alguns. No Brasil, mais de 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, doença denominada por outros de “o mal do século”. Sendo frequentemente associada à preguiça e frescura, a depressão acaba sendo banalizada pela maior parte da população e, consequentemente, quem a possuí acaba sendo afastado do convívio em sociedade. (Cuidado. Muitas informações no parágrafo de introdução. Delimite e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Com o crescente aumento do uso das redes sociais, o estigma relacionado às doenças mentais tem sido debatido cada vez mais, livrando uma gama de cidadãos de visões estereotipadas e preconceitos gerados ao longo dos anos no Brasil. Uma quebra de um desses preconceitos são o uso de expressões como “débil mental”, comumente associado como um apelido pejorativo, esse considerado um termo capacitista, pois reforça a ideia de que pessoas acometidas por alguma deficiência mental são descartáveis, inúteis, anormais e incapazes de conviverem em meio social. Por conseguinte, o ato de ir ao psicólogo ganhou força pela maior parte dos brasileiros, pois a antiga perspectiva (Vírgula) a qual afirmava que era coisa de louco desconcentrou-se. Por outro lado, o Brasil está distante de uma realidade na qual seus habitantes com doenças psicológicas sejam integralmente inclusos, haja visto que uma grande quantidade da população ainda alimenta visões distorcidas sobre o assunto. Assim como em “O Alienista”, boa parte da nação age como o protagonista e julga os que têm deficiência mental a partir de seus princípios. (Muitas discussões para apenas um parágrafo de desenvolvimento)

(Boa estratégia coesiva) Assim sendo, urge que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) promova programas de reabilitação de residentes com doenças mentais, visando restabelecê-los ao convívio em sociedade, salientando a importância do apoio de familiares, amigos e conhecidos próximos. Outrossim, os hospitais psiquiátricos já existentes no Brasil devem receber maior atenção por parte dos órgãos da saúde, buscando retirar a invisibilidade que muitos possuem há mais de décadas. Desse modo, aqueles que possuem deficiências mentais poderão gradualmente retornar ao convívio em sociedade, sendo tratados como sempre deveriam ter sido. (Ideias fragmentadas) Como iguais.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Cuidado com o excesso de argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200