Atualmente,os relatos sobre doença mentais têm se tornado frequente nas redes sociais, em 2020, no reality show "A Fazenda", a ex- participante Raissa Babosa (Vírgula) que possui Síndrome de Borderline, foi abusada mentalmente ao decorrer do programa, causando fora do programa diversos debates sobre o assunto, na mídia. No entanto, a violência sofrida por Raissa Babosa mostra que ainda persiste um estigma sobre doenças mentais. (Não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) É importante ressaltar os aspectos positivos causados pelos debates, a televisão emitiu diversos conteúdos com dicas sobre manter a saúde mental ( e também física), no intuito de ajudar quem passa por esse transtorno. Na plataforma digital "Twitter" , Raissa Babosa recebeu bastante apoio e também críticas sobre suas crises durante o reality, diante essas críticas mostrou ainda mais o preconceito sobre as doenças mentais. (Abordagem superficial do tema. Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, tais debates não podem ser restritos às mídia e às redes sociais, como observado em "A Fazenda", a participante foi completamente provocada para ser expulsa do programa pela suas crises, além disso mostra o comportamento preconceituoso das pessoas diante dessa situação. Por esse motivo é preocupante a falta de medidas, que integrem o combate a esse estigma. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), juntamente com os estados e municípios, providencie com o auxílio de profissionais de saúde e educação, uma campanha sobre as doenças mentais que existem no Brasil, com o intuito de instruir a população sobre essas doenças. Por meios dessas propagandas que devem ser divulgadas na mídia, na televisão e em redes sociais, situações assim como a de Raissa Babosa possa começar a deixar de existir no país. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos postivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |