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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 24/02/2021

Status:

Corrigida
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O promissor contexto tecnológico atual, em que identifica-se uma “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito criado pelo sociólogo Guy Debord, é notável no Brasil. Porém, esse cenário tem ocultado uma realidade alarmante: o panorama das doenças mentais, que vem expor conflitos sociais e de gênero no ambiente nacional. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, as redes sociais minimizam a visibilidade dos transtornos mentais, pois exibem uma situação ideal, mas não real. Prova disso é o astro da música Fiuk, que apresenta sintomas de depressão, mas suas questões de saúde só vieram a ser de conhecimento geral após o cantor entrar para o BBB21 e expor o problema, que também atinge mais de 18% da população brasileira, segundo a OMS (Desenvolva a sigla) em 2017. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é inegável que as suas várias tarefas delegadas fazem a classe feminina mais propensa ao desenvolvimento de transtornos psíquicos. Mulheres são historicamente sobrecarregadas: mães, esposas, donas de casa e, mais recentemente, trabalhadoras e estudantes. Sobretudo no momento atual, com a pandemia do COVID-19, esse quadro piora e as demandas domésticas intensificam-se, já que a maioria da população não sai de casa. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, certamente as patologias mentais se fazem presentes em algum grau e são indicativos de impasses sócias sociais, ainda que isso não seja tão óbvio. Assim, a mídia (Boa. Apresentou o agente) deve transmitir a pauta dos transtornos mentais, por meio de quadros com histórias reais no Fantástico e em outros telejornais, a fim de que mais pessoas sejam notificadas desse problema de saúde pública no Brasil. Dessa forma, muitos podem ser motivados a falar sobre isso em seus espaços virtuais e mais discussões a esse respeito serão fomentadas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200