O promissor contexto tecnológico atual, em que identifica-se uma “sociedade do espetáculo”, conforme o conceito criado pelo sociólogo Guy Debord, é notável no Brasil. Porém, esse cenário tem ocultado uma realidade alarmante: o panorama das doenças mentais, que vem expor conflitos sociais e de gênero no ambiente nacional. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, as redes sociais minimizam a visibilidade dos transtornos mentais, pois exibem uma situação ideal, mas não real. Prova disso é o astro da música Fiuk, que apresenta sintomas de depressão, mas suas questões de saúde só vieram a ser de conhecimento geral após o cantor entrar para o BBB21 e expor o problema, que também atinge mais de 18% da população brasileira, segundo a OMS (Desenvolva a sigla) em 2017. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é inegável que as suas várias tarefas delegadas fazem a classe feminina mais propensa ao desenvolvimento de transtornos psíquicos. Mulheres são historicamente sobrecarregadas: mães, esposas, donas de casa e, mais recentemente, trabalhadoras e estudantes. Sobretudo no momento atual, com a pandemia do COVID-19, esse quadro piora e as demandas domésticas intensificam-se, já que a maioria da população não sai de casa. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, certamente as patologias mentais se fazem presentes em algum grau e são indicativos de impasses sócias sociais, ainda que isso não seja tão óbvio. Assim, a mídia (Boa. Apresentou o agente) deve transmitir a pauta dos transtornos mentais, por meio de quadros com histórias reais no Fantástico e em outros telejornais, a fim de que mais pessoas sejam notificadas desse problema de saúde pública no Brasil. Dessa forma, muitos podem ser motivados a falar sobre isso em seus espaços virtuais e mais discussões a esse respeito serão fomentadas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |