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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 24/02/2021

Status:

Corrigida
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A OMS (Desenvolva a sigla) divulgou, em 2017, alguns dados relacionados a doenças mentais, que apontaram o Brasil como o país mais depressivo da América Latina. Mas, mesmo assim, ainda há um grande preconceito com o assunto na sociedade brasileira. Isto se dá, principalmente, pela falta de informação , que gera o preconceito, e que, por sua vez, acarreta em mais doenças e dados assustadores. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Apesar de termos, a cada ano, mais debates e informações a respeito, ainda existe o conceito de que elas não passam de "frescura", "falta de Deus", "bobagem", etc (Melhore a construção dessa ideia). Tudo isso por falta de informação para a população e falta de interesse e empatia por quem sofre com doenças psicológicas. Um exemplo claro é quando alguém consegue, finalmente, dizer que está com depressão e pedir ajuda a um psicólogo, e acaba sendo criticado e excluído. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Toda essa exclusão e esse preconceito, (Sem vírgula) apenas reprimem ainda mais quem sofre, e consequentemente gera mais doenças do tipo. Por exemplo, um adolescente pede aos pais que o levem ao psicólogo, pois acha que está com ansiedade. Os pais pensam que é frescura, não o levam e o reprimem (Reformule essa discussão). Essa ansiedade pode se agravar e virar até mesmo uma depressão, que pode terminar em suicídio. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, vistos os problemas que este estigma pode causar, cabe ao governo, às escolas e aos hospitais, (Sem vírgula) criarem (Muito bem. Apresentou o agente) campanhas, a fim de informar a população a respeito de doenças e saúde mentais, através de cartazes explicativos, palestras com psicólogos e psiquiatras e propagandas na televisão. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200