O preconceito às doenças mentais no Brasil - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 24/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Artigo 6° da Constituição federal tem como um dos seus direitos sociais a garantia a saúde. Entretanto, não vem sendo respeitado (Vírgula) pois observa-se um grande número de pessoas com algum tipo de transtorno mental e um crescente caso de suicídios. Além dessas terem uma grande luta interna, também devem se submeter a comentários e desaforos devido somente ao fato de possuírem uma saúde mental fragilizada. Desse modo, necessita-se refletir a cerca acerca do preconceito a indivíduos com doenças mentais. (Reestruture as disussões e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, nota-se a existência de uma visão demasiada errada e desinformada sobre psiquialidades. (Ideias fragmentadas) Em que Emile Durkheim diz que os Fatos Sociais são interesses coletivos que se impõem aos individuais. De maneira que surge no senso comum que essas são meras "frescurinhas". Logo, por falta de apoio emocional pela família e amigos prejudica efetivamente na melhora da pessoa em questão. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) A posteriori, vê-se que na obra "Modernidade Líquida" (Vírgula) de Zygmunt Bauman, ele define como uma das características da sociedade atual (Melhore a construção dessa ideia). (Ideias fragmentadas) O individualismo. Assim, no período vivenciado isso torna ainda mais impactante, fazendo que o convívio social seja ainda mais difícil. E deixando de lado a preocupação e tomando frente a exposição, criando padrões de beleza que causam quadros de depressão e ansiedade em pessoas quem se sentem inferiores. (Cuidado com uma abordagem tangencial. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que o Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente), em com conjunto do Ministério das Comunicações (Vírgula) façam campanhas através das mídias para estimular e informar sobre as doenças mentais, mostrando exemplos de pessoas que sofrem dessas e que superaram. Como também, o Ministério do Desenvolvimento Regional construir locais para pessoas onde veem a precisão de apoio possam procurar ajuda de um profissional. Destarte, menos pessoas serão desprezadas e menosprezadas. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200