A Bíblia retrata que Judas pela angústia de ter traído a Deus sucumbe ao suicídio. Ánalogo a isso,hodiernamente, na realidade brasileira, a exigência de uma vida perfeita (Vírgula) bem como a falta de informação corroboram para o sofrimento diário de uma expressiva parcela da população que muitas vezes, infelizmente, possuem o fim de Judas. Destarte, faz-se imprescindível o debate acerca do estigma relacionado a doenças mentais, bem como medidas que atenuem esse quadro. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) A priori, de acordo com a filosofia kantiana é necessário agir de tal maneira para que essa prática possa ser considerada universal. Entretanto a exigência de uma vida perfeita vai de encontro à máxima supracitada. Para ratificar essa tese, segundo a pesquisa realizada pela OMS (Desenvolva a sigla), em 2017, o Brasil é o segundo mais afetado pela depressão mundialmente. Isso porque, com o fomento das redes sociais cria-se uma bolha social de vida perfeita em que parecer é mais importante que ser. E isso, por conseguinte, acarreta danos à saúde mental do indivíduo por não ser capaz de atingir o nível de perfeição modulado. Nesse sentido, é imprescindível ações que visem minimizar a questão em prol da saúde grupal. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a ausência de interesse em relação a mazelas mentais perpetua o preconceito na sociedade. Para comprovação dessa assertiva, no Brasil Colônia do século XVIII, o preconceito advindo desse época contra os negros nela escravizados perpetua-se até o contexto contemporâneo. Sob essa ótica, engendra-se uma perspectiva da valorização da saúde e bem-estar físico em detrimento do mental, concomitantemente, a ataraxia - que conforme o Estoicismo refere-se a impertubalidade da alma- é deturpada. Portanto, é necessário a dissolução desse quadro urgentemente. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, dessa maneira, a urgência de medidas que revertam a problemática. Para isso, o governo federal, através de verbas governamentais direcionadas para a educação, (Muito bem. Apresentou o agente) deve criar uma grade curricular de inteligência emocional nas escolas desde o nível fundamental até o ensino médio, com aulas que ocoram duas vezes por semana, a qual possuam psicólogos e especialistas da área da saúde mental, onde deve haver o diálogo sobre doenças mentais - como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Com o fito de estourar a bolha social da perfeição e assim instruir cidadãos e alcançar a ataraxia mental.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |