Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é revelada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, a conjuntura hodierna brasileira não se adequa à abordagem do autor, uma vez que a superação do estigma relacionado às doenças mentais apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nessa perspectiva, diante desse cenário antagônico, não somente a permanência da mentalidade preconceituosa, como também o desamparo informacional contribuem para a naturalização desse quadro problemático. Desse, modo analisar a situação recorrente é medida que se faz imediata. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar, primeiramente, que o preconceito vigente favorece a perpetuação do estigma aos doentes mentais. Nesse sentido, a filósofa Simone de Beauvoir introduz o conceito de invisibilidade social, o qual consiste em um processo de apagamento e marginalização sofrido por determinados grupos excluídos. Acerca dessa premissa, é nítido que atitudes preconceituosas cooperam com a invisibilidade dos indivíduos portadores de doenças mentais, visto que esses têm a sua vida social afetada. Com efeito, as relações interpessoais se tornam alvos das condições humanas, questão essa que precisa de ser revertida urgentemente. (Boas discussões. Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível considerar a ausência de informações sobre saúde mental como mais um dos fatores que agravam o impasse. Sob tal ótica, o pensador contemporâneo Paulo Freire aponta, no seu livro “Pedagogia do Oprimido”, a educação como uma ferramenta de libertação e mobilidade social. A esse respeito, verifica-se que a parcela da população que não possui acesso a uma rede de ensino eficaz, não compreende a dimensão das adversidades ligadas aos transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade e transtorno bipolar. Assim, enquanto as redes de informação não representarem um instrumento democrático e libertador, o estigma aos doentes mentais permanecerá no Brasil. (Ótimma discussão)
(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas interventivas para desconstruir o estigma aos portadores de doenças mentais em todo território nacional. Para tanto, o governo, por intermédio de programas sociais, (Muito bem. Apresentou o agente) deve desenvolver uma rede de acolhimento dos indivíduos com enfermidades psíquicas, com o intuito de minimizar a marginalização e desnaturalizar o preconceito existente. Além disso, compete ao Ministério da Educação – órgão norteador das diretrizes educacionais – (Muito bem. Fez o detalhamento do agente) mediante profissionais da área de psicologia, introduzir métodos eficazes de ensino sobre saúde mental, a fim de combater a desinformação. Feito isso, espera-se que a realidade brasileira possa se aproximar dos ideais utópicos de More.
Comentários do corretor
Excelente produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |