O Brasil é um país grande e repleto de diversidades; (Vírgula) em um lugar assim, mentiras e boatos incorretos podem se espalhar facilmente, principalmente quando o assunto é doença. Na sociedade brasileira atual, diversos tipos de preconceitos estão presentes, e o preconceito em relação à saúde mental, (Sem vírgula) não é uma exceção. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) em fevereiro de 2017, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, mais de 11,5 milhões de brasileiros têm depressão. (Não compreende a estrutura do texto. Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Porém, apesar das estatísticas, o preconceito com pessoas que possuem algum tipo de doença mental é recorrente no Brasil. Aqueles, (Sem vírgula) que de maneira errônea afirmam que doenças mentais não existem (Vírgula) ou são "frescura", contribuem para que o estigma em torno desse assunto cresça cada vez mais. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as doenças mentais não podem mais ser ignoradas, e para que isso aconteça, torna-se necessário que a sociedade seja conscientizada de maneira que entenda, (Sem vírgula) que as enfermidades mentais precisam ser tratadas de maneira cuidadosa, assim como todas as doenças físicas são. Essa conscientização deve ser feita nas mídias, empresas e principalmente nas escolas para que esse conceito seja implementado no meio da sociedade desde a raíz dela, as crianças e esse preconceito possa ser extinto. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |