No filme “A Teoria de Tudo”, o físico Stephen Hawking sofre de uma doença degenerativa, a qual, gradativamente, atrofia os músculos de seu portador. Todavia, com o apoio da família e da ciência, o físico vive muito mais que sua expectativa de dois anos, e mostra a todos que enquanto houver vida, há esperança. Fora das telas, muitas pessoas, no lugar de Stephen, ficariam depressivas se tivessem uma enfermidade semelhante, a qual as pusessem em posição inferior, pois essa doença dificultaria, não somente a relação social da pessoa, mas também, em algumas ocasiões, as capacidades cognitivas do indivíduo, como por exemplo, é o caso dos altistas. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, vale citar a Teoria da Psicanálise, criada por Sigmund Freud. Descobriu-se, por meio dela, que o indivíduo internaliza suas dores e sentimentos, fato potencializado se o indivíduo for, por exemplo, um autista, pois sofre com preconceitos e exclusão social, os quais são causados pelo fato de as pessoas “normais” os enxergarem de forma inferior, como se fossem um fardo que a sociedade tem que carregar. É mister que não fiquemos de braços cruzados quanto a isso. (Abordagem superficial do tema. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outra consequência causada por essa exclusão é solidão, e consequentemente, (Sem vírgula) a pessoa acaba ficando em estado depressivo. O jogador de Xadrez, Mikhail Tal, era famoso por suas armadilhas no tabuleiro. Ele falava que levava seu adversário para uma floresta escura e profunda, e o espaço para sair dela era de somente para um. Dessa forma, pode-se dizer que essas pessoas estão em uma situação análoga, pois é como se essas elas se sentissem em uma floresta escura e profunda psicológica, da qual elas somente saem se as ajudarmos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é imprescindível que tomemos medidas cabíveis e urgentes ao problema em pauta. Cabe aos poderes Executivo e Legislativo (Muito bem. Apresentou o agente) trabalharem em conjunto na criação de cotas e programas sociais que facilitem a inserção dessas pessoas na sociedade, haja vista seu grande potencial de contribuição para com todos nós; (Vírgula) bem como, junto com o Ministério da Saúde, facilitar o acesso da população, de forma mais amplificada, a tratamentos psicológicos. Somente assim conseguiremos sair dessa “floresta escura e profunda” que nós mesmos criamos.
Comentários do corretor
Cuidado com uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |