O artigo 1° da Declaração Universal de Direitos Humanos diz que (Dois pontos) “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.”. Porém, no assunto “Saúde Mental”, há os mais diversos tipos de banalidade e desprezo. Pessoas que não estão em seu melhor estado de saúde mental são separadas e, de certa forma, inferiorizadas por aquelas que apresentam as condições “perfeitas” neste quesito. O problema advém da falta de conscientização por parte da sociedade em relação às questões impostas pelo tema discutido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A condição de felicidade pode ser, e é, padronizada pela sociedade. Atualmente tudo que foge do padrão imposto é desprezado, humilhado e, na pior das hipóteses, colocado como chacota. A padronização do que é a “vida perfeita” (normalmente disseminada pelas redes sociais) causa o distanciamento dos sentimentos reais, então quem os demonstra é rotulado e apresenta dificuldades de interagir com a sociedade. Pessoas que são colocadas fora deste padrão são consideradas incapazes de realizar tarefas da mesma forma que outras pessoas (consideradas saudáveis no quesito mental) conseguem, ou seja, há uma certa divisão e discriminação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A falta de informação é um dos principais fatores referente à falha de inclusão destas pessoas, há o julgamento precoce e o “não saber” lidar com quem tem este tipo de problemas. Além de tudo a falta tratamento ou a precariedade deste impossibilitam e limitam a melhora e evolução da inclusão dessas pessoas na sociedade. A falta de conhecimento acerca deste tema pode acarretar consequências como o aumento de casos de "Doenças Mentais" e o crescimento notório da exclusão social dessa parte da população. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale lembrar que saúde mental não significa a ausência de “Doenças Mentais", mas sim a capacidade de passar por momentos e experiências pertinentes à vida. Todas as pessoas podem passar por sofrimento psíquico em algum momento. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação (Muito bem. Apresentou o agente) juntamente ao Ministério da Saúde - responsáveis pelos planos educacionais e pela divulgação de informações importantes sobre saúde, respectivamente (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente)- deveriam realizar mais palestras e tarefas inclusivas na infância, para a conscientização precoce sobre a saúde mental. Além de o Estado investir mais na melhora dos tratamentos oferecidos gratuitamente, garantindo o suporte necessário para aqueles que por ele buscarem.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |