São Tomás de Aquino defendeu que, em uma sociedade democrática, todos devem ser tratados com a mesma importância. Todavia, na sociedade brasileira, isto não ocorre – em parte porque há, ainda, vítimas dos estigmas associados às doenças mentais. Dessa forma, nota-se a configuração de um grave problema, provocado tanto lenta mudança na mentalidade social quanto pela lacuna educacional. (Exelente. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imperioso destacar a lenta mudança na mentalidade social. No conto “O Alienista”, de Machado de Assis, a cidade de Itaguaí vê a sua população inteiramente diagnosticada, porquanto Dr. Bacamarte, fundador do manicômio da cidade e protagonista do conto, passa, ambicionando grandes descobertas clínicas, a internar, com pouco fundamento, todos os portadores de quaisquer desvios de personalidade ou de caráter. Hodiernamente, fora da ficção, mentalidade semelhante a do alienista é vista na sociedade brasileira, que, com frequência, arbitrariamente associa aspectos isolados a doenças mentais sérias – um desserviço que, por vezes, contribui para a mentalidade social equivocada a respeito destas enfermidades. (Discussões pertinentes. Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, cabe ressaltar a lacuna educacional na questão. Para Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, infere-se que uma das consequências de não se ensinar e debater saúde mental nas escolas é a criação de um terreno fértil para a desinformação e consequente preconceito com os transtornos psicológicos na mente do indivíduo. Assim sendo, medidas reparatórias devem ser tomadas. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que uma intervenção seja feita. Para isso, o MEC (Desenvolva a sigla), em seu papel de regulador da educação, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) deve, por meio de aulas ministradas por professores e psicólogos especializados, promover uma campanha de conscientização (Vírgula) a fim de combater o desconhecimento e os consequentes estereótipos associados às doenças mentais. Ademais, ONG´s ONGs (Desenvolva a sigla) como a CVV (Centro de Valorização à Vida) podem aliar-se à campanha para maior alcance e validação. Destarte, vítimas deste preconceito poderão, enfim, ser tratadas com a mesma importância do resto da população – como bem defendia São Tomás de Aquino.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para aprimorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |