A informação e apoio psicológico deveria constituir um exercício fundamental de cidadania para o desenvolvimento de uma sociedade pautada no bem-estar coletivo. No entanto, os estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira demonstram a fragilidade e ineficácia em exercer esse fundamento no Brasil. Tal ineficácia ocorre tanto pela negligência estatal acerca da saúde mental (Vírgula) como também pela falta de uma visão socioemocional na educação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é importante ressaltar a ignorância estatal nos aspectos psicológicos dos seus cidadãos. Conforme o artigo 6° da Constituição federal, documento jurídico mais importante do país, todo cidadão tem direito à saúde. Entretanto, é inegável a ausência de ação promotora desse direito constituicional por parte do governo nacional. Tal quadro é constatado no precário apoio psicológico oferecido pela saúde pública e, consequentemente, a garantia da situação de subcidadania de diversos indivíduos afligidos por psicopatologias. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, somado a esse comportamento estatal pouco empático, há ainda, (Sem vírgula) a absência de modelos educacionais que desconstruam os preconceitos ligados aos problemas de saúde mental no Brasil. Compreender essa assertiva é considerar que o modelo educacional vigente perpetua o pensamento atroz e rotulador acerca das particularidades psicológicas de cada sujeito. Em vista disso, é lamentável a ausência de uma perspectiva humanista, como evidenciada pelo filósofo brasileiro, Augusto Cury, reforçando uma cultura de ignorância e desrespeito às dificuldades socioemocionais, psicólogicas e mentais do próximo, sendo imprescindível a dissolução do senso-comum acerca das doenças mentais na realidade tupiniquim.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, conclui-se que a excludente realidade acerca das doenças mentais está intrinsecamente ligada à problemática ação estatal e à apatia educacional. Por isso, medidas devem ser realizadas para reverter esse cenário. Posto isso, cabe ao Ministério da Saúde, instância reguladora das garantias sociais no eixo da saúde pública, (Muito bem.Apresentou e fez detalhamento do agente) criar um Programa Nacional de Amparo Psicológico, o qual divulgará informações e fornecerá atendimento de forma gratuita e efetiva- como apoio psicocliníco e psiquiátrico-, por meio de investimentos que fomentem uma educação socioemocional de qualidade, para que essa sociedade estigmatizadora seja transformada em uma comunidade democrática, como elucida Cury, baseada compreensão humana e bem-estar social. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |