No filme ´´Coringa``(2019), Arthur, personagem principal que sofre de transtornos psicológicos, afirma: ´´O ruim de ter uma doença mental é que a sociedade quer que você aja como se não a tivesse``. Fora da ficção, é evidente que, em contexto nacional, os doentes mentais, além de sofrerem com um atendimento público de saúde precário, também lidam diariamente com o preconceito social. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido citar que o SUS (Sistema Único de Saúde) não trata as doenças mentais como algo de extrema urgência. É por isso que, defronte de medicamentos caros, uma quantidade massiva da população acaba desenvolvendo transtornos graves como a depressão, que,se não tratada, pode levar ao suicídio -terceira maior casa de mortes não-controláveis não controláveis no país (Apresente a fonte). Portanto, pode-se concluir que é preciso um tratamento mais acessível e eficiente nas unidades públicas de saúde. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é de suma importância ressaltar a concepção errônea da sociedade para com os doentes mentais. Ou seja, levadas pela ideia de que um sujeito deve estar sempre feliz, as pessoas o julgam como ´´preguiçoso``, ou até mesmo alegam que sua doença não passa de vitimismo. A partir do pensamento de Voltaire, o qual define preconceito como ´´opinião sem conhecimento``, torna-se evidente que esse atos preconceituosos são resultado da falta de conhecimento acerca dos transtornos psicológicos que assolam cerca de 11,5 milhões de brasileiros. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Nessa perspectiva, portanto, torna-se evidente que melhorias no atendimento púbico e medidas contra a discriminação devem ser tomadas. Logo, é dever do governo (Boa. Apresentou o agente) investir em profissionais e medicamentos mais capacitados para o tratamento e promover palestras educacionais nas escolas, a fim de que os doentes mentais procurem ajuda. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |