O filósofo grego Aristóteles cunhou que apenas o conhecimento pode nos levar a obtenção da essência da plenitude humana. Nesse viés, analisa-se que a falta de conhecimento por parte da sociedade ao estereotipar pessoas com doenças mentais vai contra essa prerrogativa. Nesse âmbito, observa-se que o fato desse assunto ser ainda considerando um tabu e a negligência governamental (Vírgula) ao lidar com esse problema, perpetuam a continuação desses estigmas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário perceber que as doenças mentais são assuntos pouco comentados, e, portanto, um tabu na sociedade brasileira. A série “Atypical” apresenta um garoto de 16 anos chamado Sam que possui autismo. É possível perceber nessa produção que Sam sofre bullying e preconceito na escola, porém se sente perfeitamente à vontade com seu melhor amigo e sua irmã, pois eles o tratam da mesma forma que tratam outras pessoas. Embora ficcional, esse exemplo trabalha analogamente com a existência de estereótipos na sociedade, que tende a segregar pessoas com doenças mentais por pensarem que elas são incapazes de conviver em sociedade. O fato desse assunto ainda ser pouco comentado corrobora a falta de conhecimento sobre esse assunto por parte da população. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A Constituição federal, documento mais importante do país, garante o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Nessa prerrogativa, observa-se que o Estado tem agido com indiferença, visto que o tratamento de doenças mentais é precário, e, muitas vezes, inexistente ao observar a falta de profissionais qualificados nos ambientes de saúde pública, como psicólogos e psiquiatras. Situação essa extremamente preocupante. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas quanto a estigmatização de pessoas com doenças mentais. Nesse sentido, a fim de extinguir essa prática, o governo federal, na figura do Ministério da saúde e da educação, (Muito bem. Apresentou o agente) deve incluir inteligência emocional como componente da grade curricular do ensino fundamental e médio, pois assim será possível que as próximas gerações sejam ensinadas sobre como lidar com essas doenças e respeitar quem as possui. Dessa forma, através do conhecimento, poderemos alcançar a plenitude da essência humana, como dissertou Aristóteles.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussõoes com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |