Na série "Atypical" é retratada a vida de um jovem autista e como seus familiares enfrentam as dificuldades que tal transtorno impõe. Dessa forma, Atypical demonstra a realidade do estigma associado a doenças mentais e como impacta a vida dos que sofrem destas. Nesse sentido, é importante analisar como a falta de informação e a negligência quanto a saúde mental impulsionam a problemática em questão. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário mencionar como o escasso conhecimento provoca esse empecilho. Sob esse viés, o estigma surge a partir da ignorância de não buscar o conhecimento. Dessa maneira, o indivíduo adquire o preconceito sobre doentes mentais ao obter poucas informações relacionadas a como esses problemas afeta e prejudica o sujeito. Assim sendo, a sociedade possui ideais divergentes do princípio de Sócrates, que visava sempre obter o conhecimento, o que é uma atitude maléfica para o bem-comum bem comum. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, faz-se mister ressaltar como a banalização da saúde mental propulsiona esse conflito. Diante disso, o pouco interesse em investir no bem-estar psicológico, por parte da população e do governo, fortalecem o estigma relacionado a esses transtornos. A exemplo disso, foi criada a campanha "Setembro Amarelo" para relembrar a comunidade de que essas doenças merecem e devem ser tratadas assim como qualquer outra enfermidade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é dever do Ministério da Saúde, (Sem vírgula) direcionar (Muito bem. Apresentou o agente) políticas públicas para o povo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de enfatizar a necessidade de tratar doenças mentais corretamente e, por conseguinte, essa atitude irá amenizar o estigma existente. Logo, as políticas públicas devem ser ações, como: disponibilização de consultas acessíveis a todos, material informativo sobre os sintomas das principais doenças, que poderão ser distribuídos em postos de saúde. E (Vírgula) por fim, dificuldades como aquelas enfrentadas pelo jovem de Atypical serão menos frequente em vista da diminuição do preconceito.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |