A saúde é um dos direitos básicos garantidos aos indivíduos pela Constituição federal brasileira, sendo fundamental para o bem-estar do ser humano em todos os demais aspectos envoltos na sua existência. Mesmo assim, ela ainda precisa ser entendida em sua plenitude pela sociedade. A saúde mental não deve ser subestimada, assim como é necessário que os indivíduos sejam capazes de manter o equilíbrio de suas emoções em prol de se manterem saudáveis. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente cabe ressaltar que doenças psicológicas afetam a vida em sociedade tanto quanto as demais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda em 2017 a cada 20 pessoas no mundo 1 sofria de depressão, que também é a doença mais incapacitante do mundo. Mesmo sendo a responsável por auto extermínios, famílias desestabilizadas e o estado depreciativo dos acometidos, a doença ainda é vista com certo preconceito e ignorada. É necessário que a depressão seja reconhecida por todos conforme o seu impacto, ela é uma doença sim, é crescente, precisa ser prevenida e tratada. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a sociedade moderna vive em um ritmo acelerado e expositivo que tende a facilitar a aparição de doenças psicológicas. Como afirma Augusto Cury, os indivíduos não são ensinados a controlar suas emoções, dessa forma é preocupante a ansiedade gerada pelo paradoxo entre o que é exposto nas redes sociais e a vida real. Na busca pelos altos padrões de felicidade expostos ou ainda por questões particulares, muitos são acometidos por quadros depressivos e não encontram ajuda ou passam por um longo processo de recuperação. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é importante que a OMS (Muito bem. Apresentou o agente) estabeleça meios para que a área da saúde e da educação atuem de modo conjunto. Dada a importância da manutenção da saúde psicológica, uma solução viável é adicionar a grade curricular dos alunos desde os primeiros anos escolares tópicos sobre saúde mental. Além disso, a disseminação de informações sobre aceitação, prevenção e tratamento de doenças psicológicas nos meios de comunicação em massa é essencial para minimizar o preconceito ainda existente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |