A saúde mental negligenciada - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 11/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados às doenças mentais em nossa sociedade, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar (Vírgula) pois, a ineficácia governamental e a negligência da educação psicológica como elementos propulsores do imbróglio. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, o artigo 196 (Vírgula) da Constituição federal (Vírgula) declara que (Dois pontos) " a saúde é direito de todos e dever do estado", entretanto, o pleno acesso ao tratamento de tais doenças se trata de um cenário longíquo, visto que de acordo com a OMS (Organização Mundial Da Saúde) (Vírgula) cerca de 4,4% da população mundial se encontra em estado de depressão, e o Brasil se eleva no ranking na região América Latina. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, um fator determinante nessa problemática é a falta de atenção da parte psicológica a estudantes e universitários, visto que o nível de ansiedade e depressão tem crescido arduamente, principalmente da área da Medicina. Percebe-se, no entanto, o quão exígua é a participação psicológica nas instituições de ensino para combater o problema. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, atenuar os desafios relacionados ao estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira é fundamental. Logo, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde tanto física, quanto mental no Brasil, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por meio de palestras, cartilhas e com um investimento midiático, deve orientar a população com meios de prevenção a tais doenças mentais, visando o pleno equilíbrio psicológico. Somado a isso, cabe ao MEC (Ministério da Educação), (Sem vírgula) implantar psicólogos nas escolas e universidades, com o intuito de apoiar os jovens e adolescentes desde o começo de suas tragetórias na sociedade. Espera-se, com essas medidas, fazer jus ao pensamento do ilustre sociólogo Bauman.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200