A série americana "Atypical", (Sem vírgula) trata do cotidiano de um adolescente que possui autismo e suas dificuldades de inserção na sociedade, isso mostra uma realidade vivida no território brasileiro. Todavia, sabe-se que esse problema está fortemente vinculado à falta de conhecimento presente nos cidadãos. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas do problema: a desigualdade social, bem como o preconceito. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) É indubitável que as doenças mentais persiste no Brasil devido, principalmente (Vírgula) à desigualdade social. Nesse sentido, de acordo com o índice de Gini -órgão que classifica o grau de desigualdade no país-, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Dessa forma, é notório que a acessibilidade à centro psíquicos é bem precário (Melhore a relação entre as discussões), visto que inúmeros cidadãos não possuem o tratamento necessários para sua doença. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sob essa perspectiva, vale destacar que a Constituição federal de 1988 foi (Vírgula) há cerca de 30 anos, elaborada com base no sonho do bem-estar social para todos os brasileiros, incluindo o direito e dever de prezar por empatia. É perceptível que o preconceito é uma das causas mais agravantes pra essa problemática. De tal modo que as doenças mentais são banalizadas, definindo-as como frescura. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse, com o fito de amenizar a questão. Dessa forma, cabe ao Ministeiro da Saúde -órgão responsável pelo sistema de saúde brasileiro-, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por meio de centros de apoio, promover o tratamento gratuito de pessoas com transtornos mentais. Nesse âmbito, o intuito de tal ação é oferecer formas de ajudar essas pessoas sem custos altos. O Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve propor campanhas em escolas, faculdades, entre outros centros de ensinos, para que seja implantado mais empatia no mundo. Feito isso, o cenário atual será atenuado.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |