A ideia de perfeição criada pela sociedade é reafirmada nas redes sociais, criando na população uma grande pressão social e emocional, isto gera um desgaste psicológico ao perceber o não pertencimento do indivíduo ao padrão imposto, e surgem as marcas psicológicas, traumas, e doenças mentais, como a ansiedade e a depressão. (Não contextualizou o tema. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A coerção social começa quando um grupo define previamente como se deve: vestir, comer, agir, pensar, e quais os comportamentos devem ser observados e repetidos, sem questionar ou pestanejar, desta forma criam – se seres humanos prontos para replicar tais condutas, incluindo as preconceituosas, excludentes e estigmáticas. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Quando membros de uma organização civil falham em alcançar a perfeição imposta, (Sem vírgula) aparecem as cicatrizes psicológicas e as doenças mentais; a partir do surgimento deste incômodo, tal sujeito será excluído e isolado das práticas de convívio social, por ser taxado de louco, este distanciamento por vezes agrava ainda mais os casos e tornam recorrentes as crises de ansiedade. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que para diminuir o estigma associado às doenças mentais no Brasil, é necessário que o governo (Boa. Apresentou o agente) insira e promova no dia-a-dia dia a dia políticas públicas que combatem o preconceito e levam conhecimento cientificamente comprovado de tais enfermidades, em: escolas, faculdades, postos de saúde, e campanhas em redes nacionais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |