[Sem título] - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 10/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, prevê o pleno direito à saúde como inerente a todo cidadão. No entanto, o oposto é o que se observa na contemporaneidade, haja vista que, no Brasil, as doenças mentais podem ser associadas a um estigma, o que desencadeia um alarmante problema (Ponto final) Nesse sentido, entende-se que essa configuração se deve, essencialmente, à precariedade de investimentos governamentais no que tange à compreensão e ao tratamento dos transtornos psíquicos e à exposição midiática de pessoas aparentemente desprovidas de problemas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, é válido ressaltar que as doenças mentais, em muitos casos, passam desapercebidos pelo Poder Estatal. Dentro disso, consoante ao filósofo contratualista de John Locke, o Estado é constituído como responsável pelo domínio político para preservar e consolidar os direitos da população. Contudo, infelizmente, compreende-se que isso não se concretiza no Brasil, uma vez o governo não disponibiliza a todos um sistema de saúde pública qualificado para atender as variadas necessidades psíquicas. Consequentemente, permite que o corpo social permaneça emocionalmente ferido, possibilitando o agravamento da situação. Assim, é substancial a resolução dessa conjuntura. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator contribuinte para tais transtornos são os cenários fantasiosos de vidas perfeitas mostrados na mídia. Dessa forma, segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, a coercitividade é um fato social utilizado pela sociedade para impor padrões sociais aos indivíduos que a integram, obrigando-os a cumpri-los. Nessa linha de raciocínio, na realidade hodierna numerosas pessoas desenvolvem uma alienação acerca de estereótipos padronizados, de modo a se sentirem inferiores, o que acarreta diversos sentimentos negativos, até mesmo enfermidades mentais. Logo, é imprescindível a dissolução dessa problemática. (Delimite e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas para a erradicação do estigma. Para isso, é preciso que Ministério da Saúde forneça tratamentos específicos (Muito bem. Apresentou o agente) para cada problema mental nos hospitais de cada região, por meio do SUS (Desenvolva a sigla), com acompanhamento de psicólogo, rodas de apoio e, ainda, introduza na mídia relatos de pessoas que já tiveram depressão ou ansiedade, por exemplo, e se curaram, com a finalidade de promover a melhoria eu bem-estar dos brasileiros. Dessa maneira, a previsão da Carta Magna será efetivada no país. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200