Promulgada em 1988 (Vírgula) a Constituição federal garante além de bem - estar a saúde, seja ela fisica ou psíquica (Melhore a construção dessa ideia). Entretanto, com o estigma associado a doenças mentais no Brasil, percebe-se que não se cumpre o que diz a mesma, pois vários brasileiros apresentam doenças mentais á há muito tempo, devido ao fato de sofrerem alguma violência quando crianças (Vírgula) mas também pela rotina cansativa do trabalho. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Destaca-se (Vírgula) de início (Vírgula) o fato da agressão infantil que é uma das causas de um adulto com doenças mental, seja ansiedade ou até mesmo depressão, a violência sofrida na infância certamente fra com que o indivíduo cresça e leve esse sofrimento para a fase adulta, tornado-se um adulto com problemas psiquicos. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais,outro fator que leva um brasileiro a desencader um problema mental é a rotina cansativa do trabalho, ainda mais com a pandemia do covid 19 (Vírgula) que fez com que muitos viessem a trabalhar em casa, causando assim mais estresse. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Saúde, responsavel pelo SUS, ( Sistema Único de Saúde), através (Muito bem. Apresentou o agente) de verbas governamentais e juntamente com o hospital de cada cidade crie um projeto que ofereça psicológos e médicos especializados em problemas mentais, para que os brasileiros que têm algum problema antigo sejam atendidos adequedamente e os demais não desenvolvam futuros problemas, garantindo assim a saúde a todos os brasileiros como preve a Constituição federal. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |