No livro "O lado bom da vida", de Matthew Quick, o personagem principal, Pat Peoples , possui um transtorno de bipolaridade e passa anos em uma instituição psiquiátrica. Ao voltar para casa, nenhum de seus familiares ou amigos está disposto a discutir sobre o seu transtorno. Da mesma forma, na sociedade brasileira existe uma grande banalização relacionada à saúde mental e o debate quanto às doenças psiquiátricas ainda é considerado um tabu. (Muito bem. Contextualizou o tema. No entanto, não formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Na mídia e nas redes sociais a divulgação de uma vida sem defeitos e sempre feliz, (Sem vírgula) resulta na ideia de que o normal é ser feliz o tempo todo (Vírgula) causando insegurança naqueles que estão passando por algum tipo de problema e fechando as portas para uma possível discussão sobre saúde mental. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) A classe de pessoas com doenças mentais só aumenta no mundo. Entretanto, o preconceito, a grande quantidade de informações errôneas e a banalização são os que mais prevalecem quando se trata de transtornos mentais. Essas atitudes acabam fazendo com que pessoas se recusem a pedir ajuda e a procurar tratamento psicológico ou psiquiátrico. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Para reduzir o preconceito relacionado aos transtornos mentais, cabe ao Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) desenvolver campanhas divulgando informações sobre como manter e cuidar da saúde mental. Além disso, utilizar dos meios de comunicação para iniciar e normalizar o debate sobre o tema. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |