A sociedade atual (Vírgula) mesmo após séculos de evolução e desenvolvimento, ainda remonta ações de sociedades como da Grécia Antiga, na Polis Ateniense (Vírgula) onde as pessoas que não conseguissem se desenvolver para batalhar no caso de homens e gerar filhos (Vírgula) no caso de mulheres, eram taxados pelo estigma de incapacidade por doenças mentais ou deformações físicas (Melhore a construção dessa ideia). (Ideias fragmentadas) Eram segregadas do restante da sociedade, assim como é hoje, como tratamos pessoas mentalmente doentes. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, vale ressaltar que a ideia de segregação social, (Sem vírgula) advém de um pensamento primitivo onde existe a necessidade de separar pessoas doentes, pobres, de cor diferente, com a narrativa utópica de uma sociedade perfeita, pura. Sabemos que ninguém é perfeito, em nosso processo de desenvolvimento passamos por diversas situações em que vamos errar para obter êxito. (Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, existem diversas doenças mentais, a depressão foi eleita a doença do século, no Brasil mais de 11 milhões de pessoas têm depressão, afeta a vida profissional, pessoal e estudantil, as mulheres são as mais impactadas (Vírgula) segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Melhore a progressão de ideias), esses dados podem ser ainda maiores (Vírgula) pois a sociedade costuma lidar com sinais da depressão como "frescura" da pessoas que na verdade precisam de ajuda. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se inferir que a sociedade atual carece de conhecimento sobre como proceder em relação as doenças mentais, necessita de instruções caso descubra estar doente ou conheça alguém que esteja, ademais urge a necessidade do Ministério da Saúde (Muito bem. Apresentou o agente) elaborar cartilhas e cursos com a finalidade de orientar a população em como agir, para que saibam que todos estão sujeitos a terem alguma doença mental e que procurar tratamento não é "frescura", temos que aceitar os erros para chegarmos nos acertos, para que a sociedade se desenvolva é necessário andar de mão dadas com a diversidade e pluralidade de pensamentos. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |