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O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 10/02/2021

Status:

Corrigida
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No documentário "O dilema das redes" , a personagem Isla é vítima de críticas feitas em sua postagem em uma rede social, o que deixa a garota perplexada com sua aparência. Fora da ficção, a realidade brasileira não é diferente, visto que muitas pessoas, principalmente jovens (Vírgula) são criticados nas redes sociais, deixando cicatrizes à sua saúde mental. Dessa forma, a homogenização da sociedade e a negligência governamental e familiar agravam o problema. (O tema foi desenvolvido de forma tangencial. Reestruture)
  

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é válido destacar a padronização imposta nas redes sociais, como forma de fazer parte de um grupo. Segundo o filósofo Emille Durkhein, em seu livro "O suicídio", afirma que as doenças psiquiátricas não são uma questão individual (Vírgula) e sim social, ou seja o indivíduo é afetado pelo meio em que vive. Durante a pandemia do Covid-19, onde a população intensificou o uso das redes sociais, indivíduos que passaram a ter problemas com a saúde mental aumentou, visto que a internet foi o maior meio de comunicação e expressão. (Abordagem tangencial do tema) 
   

(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se a negligência governamental em não disponibilizar recursos em escolas, além da negligência familiar ao denotar os transtornos mentais como frescuras. A falta de profissionais, como psicólogos nas escolas, faz com que muitos adolescentes entrem em quadros mais graves de depressão, chegando ao suicídio, sendo esse a segunda maior causa de mortes entre os jovens no Brasil. (Abordagem tangencial do tema) 
  

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar os impactos causados a saúde metal. Cabe ao governo federal (Boa. Apresentou o agente), em prceria com as escolas (Vírgula) disponibilizar recursos financeiros para contratação de psicólogos nas instituições de ensino, por meio de propostas legislativas, além de conscientizar pais e alunos, por meio de palestras, no qual seja explicado a seriedade dos problemas mentais. (Ideias fragmentadas) A fim de minimizar a quantidade de brasileiros que sofrem com doenças psiquiátricas. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200