No documentário "O dilema das redes" , a personagem Isla é vítima de críticas feitas em sua postagem em uma rede social, o que deixa a garota perplexada com sua aparência. Fora da ficção, a realidade brasileira não é diferente, visto que muitas pessoas, principalmente jovens (Vírgula) são criticados nas redes sociais, deixando cicatrizes à sua saúde mental. Dessa forma, a homogenização da sociedade e a negligência governamental e familiar agravam o problema. (O tema foi desenvolvido de forma tangencial. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é válido destacar a padronização imposta nas redes sociais, como forma de fazer parte de um grupo. Segundo o filósofo Emille Durkhein, em seu livro "O suicídio", afirma que as doenças psiquiátricas não são uma questão individual (Vírgula) e sim social, ou seja o indivíduo é afetado pelo meio em que vive. Durante a pandemia do Covid-19, onde a população intensificou o uso das redes sociais, indivíduos que passaram a ter problemas com a saúde mental aumentou, visto que a internet foi o maior meio de comunicação e expressão. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se a negligência governamental em não disponibilizar recursos em escolas, além da negligência familiar ao denotar os transtornos mentais como frescuras. A falta de profissionais, como psicólogos nas escolas, faz com que muitos adolescentes entrem em quadros mais graves de depressão, chegando ao suicídio, sendo esse a segunda maior causa de mortes entre os jovens no Brasil. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar os impactos causados a saúde metal. Cabe ao governo federal (Boa. Apresentou o agente), em prceria com as escolas (Vírgula) disponibilizar recursos financeiros para contratação de psicólogos nas instituições de ensino, por meio de propostas legislativas, além de conscientizar pais e alunos, por meio de palestras, no qual seja explicado a seriedade dos problemas mentais. (Ideias fragmentadas) A fim de minimizar a quantidade de brasileiros que sofrem com doenças psiquiátricas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |