Assim como os demais órgãos do corpo, o cérebro também adoece. Mas porque por que durante séculos as doenças mentais não recebiam o mesmo cuidado como doenças físicas, o estigma contra pessoas com algum transtorno mental cresceu (Melhore a construção dessa ideia). Esse preconceito resultou em milhares de pessoas sendo excluídas do meio da sociedade e (Vírgula) em muitos casos, agravando a instabilidade mental do paciente. Diante deste quadro, é necessário analisar os fatores que o agravam. (Formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é válido destacar que a lenta mudança de raciocínio da população colabora para esse cenário. Por exemplo, um estudo feito em São Paulo, publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria em 2011, mostrou que 74,2% das pessoas entrevistadas consideravam pessoas com esquizofrenia perigosas. O que é inadmissível, pois o campo de psicologia é um dos que mais crescem no Brasil e com todas as informações que temos, o estigma deveria ser erradicado. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar que a falta de acesso a uma ajuda psicológica necessária dificulta o cotidiano da pessoa com o transtorno mental, agravando o seu estado de saúde, o que resulta em uma facilidade maior da sociedade em rejeitá-la. É inaceitável que o país dificultem tanto conseguir auxílio de um profissional da saúde mental. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, a falta de conhecimento por parte da população e ajuda profissional agrava o estigma associado às doenças mentais no país. Nesse âmbito, cabe às escolas públicas e privadas (Boa. Apresentou o agente) informar os alunos sobre a importância da saúde mental, por meio de palestras, feitas por profissionais, com a finalidade que as próximas gerações possam ser mais inclusivas de pessoas doentes e (Vírgula) assim, erradicar o preconceito contra elas. Dessa maneira, o Brasil será capaz de resolver esse problema. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |