A obra cinematográfica “Coringa” é constituída de um enredo que retrata o cotidiano do personagem Arthur Fleck, um doente psiquiátrico que enfrentava constante discriminação por parte da sociedade que o rodeava, e (Vírgula) por conseguinte, acaba-se desencadeando um forte sentimento de rebelião no protagonista. Fora da ficção, no entanto, não se faz diferente a falta de apoio socioemocional para com aqueles indivíduos que sofrem de transtornos mentais. Logo, a indiferença com que é tratada a sanidade psíquica das pessoas dificulta a resolução dessa problemática, configurando um grave impasse coletivo. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em abordagem inicial, uma das frases mais marcantes do filme “Coringa”, “A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não tivesse", se enquadra bem na existência dos ideais de felicidade que são impostos pela vida popular. É notório que com a crescente expansão dos meios interativos por meio da internet, cada vez mais se estende a busca pela imagem perfeita, tal fato que acaba levando a distúrbios como depressão e ansiedade serem tratados com irrelevância. Desse modo, é necessário que se faça uma desconstrução reflexiva desse estigma, que contribui para a amplitude do preconceito. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, como foi citado pelo escritor Gilberto Freyre, “Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades” o que caracteriza a falta de iniciativa por parte não apenas da comunidade brasileira, como também da de órgãos públicos municipais e estaduais darem ênfase a temática da pejoração quanto a saúde mental. Nesse sentido, um caminho possível para combater essa antipatia e falta de conhecimento é normalizar o assunto dentre as atualidades. (Reestruture e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por certo, fica claro o dever de combater a aversão aos distúrbios psíquicos. Para tanto, é necessário que o Ministério da Saúde do Brasil (Muito bem. Apresentou o agente), juntamente com o Ministério da Educação (MEC), utilize as escolas como mecanismo fundamental. Isso seria efetivado por meio da criação de palestras educativas e novos conhecimentos abordando a temática, colocados por meio do currículo escolar de maneira a conscientizar os estudantes. Essa é uma proposta que tem por finalidade formar cidadãos mais cientes, evitando-se a estigmatização, e (Vírgula) enfim, o agravamento dos transtornos mentais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |