De autoria do escritor inglês Thomas More, a obra “Utopia” retrata uma sociedade perfeita, onde todos vivem em plena harmonia e bem-estar social. Entretanto, fora ficção, nota-se uma sociedade distópica e, um exemplo disso, é o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Assim, em razão do silenciamento e da má influência midiática, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é necessário salientar o silenciamento como causa latente do problema. Foucault diz que temas silenciados para que estruturas de poder permaneçam (Problemas na construção de sentido). Nesse contexto, percebe-se que há falta de debates sobre doenças mentais, o que ocasiona na desinformação por parte da população sobre a questão. Logo, a resolução do problema acaba sendo dificultada. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é inquestionável o papel da mídia como principal mediadora de informações. Segundo Bordieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não pode ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma, sabe-se que o meio midiático é controlado por empresas de comunicação, que são movidas por um ideal financeiro e o engajamento. Destarte, não tem o objetivo de solucionar problemas como a rotulação relacionada a doenças psicológicas, muito pelo contrário, contribuem com a imposição de um padrão inalcançável ao seu público, o que pode ocasionar no desenvolvimento alguma doença mental. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, a necessidade de medidas estratégicas para a solução da problemática. Nesse viés, o Ministério da Educação, juntamente com o Ministério da Saúde, (Muito bem. Apresentou o agente) devem promover palestras em escolas, direcionadas aos alunos do ensino fundamental e ensino médio, por meio de entrevistas com pessoas que já tiveram alguma tipo de transtorno psicológico, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser transmitidas nas redes sociais dos demais ministérios, como o objetivo de trazer mais lucidez sobre os estigmas relacionados às doenças mentais na sociedade brasileira e atingir um público maior. A partir disso, o Brasil poderá se aproximar na sociedade descrita por More. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |