Durante décadas, um "campo de concentração" foi mantido no Brasil - o Hospital Colônia de Barbacena. Nesse local, indivíduos portadores de alguma doença mental eram submetidos a um verdadeiro "Holocausto". Não obstante essa tragédia (Melhore a construção dessa ideia), o estigma associado aos doentes mentais perdura até hoje em nossa sociedade, impondo a desumanização desses indivíduos e, consequentemente, promovendo um regime de silenciamento e morte. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale-se destacar a "ditadura da felicidade" impregnada na sociedade brasileira: as redes sociais divulgam um padrão de vida perfeita, incompatível com a realidade, o que gera uma série de transtornos - como a depressão - e a estigmatização dos que não se encaixam nesse padrão. Ademais, o tabu social vigente promove um regime de silenciamento e destruição, que descaracteriza os doentes psíquicos como "normais", ferindo os direitos desses indivíduos, garantidos pela Constituição. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, observa-se uma proximidade entre a realidade e o conto "o Alienista", no qual o protagonista - Simão Bacamarte - percebe que, numa sociedade em que até mesmo os doentes mentais são vilipendiados, a tênue linha entre "loucura" e "normalidade" se desfaz, pois a verdadeira loucura é desumanizar o nosso semelhante. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, mostra-se necessário um programa conjunto entre os Ministérios da Educação e da Saúde que promova (Muito bem. Apresentou o agente) palestras educativas nos espaços públicos e tratamentos mais humanos aos doentes psíquicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de mitigar a estigmatização associada às doenças mentais e fazer-se cumprir a nossa Constituição, para (Vírgula) assim, construir-se uma sociedade mais justa., (Uso inadequado da pontuação) em que tragédias como a de Barbacena não se façam mais presentes. (A proposta da intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |