A Declaração Universal dos Direitos Humanos-promulgada pelas Nações Unidas em 1948-assegura a todo indivíduo o direito à igualdade e ao bem-estar. No entanto, o estigma associado às doenças mentais no Brasil, seja pela ineficiência estatal, seja pelo preconceito da sociedade, vai em oposição a esses direitos. Assim, hão de ser analisados tais fatores. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe pontuar a ineficiência estatal como um dos principais fatores relacionados a essa problemática. Nesse sentido, um exemplo disso é a oferta limitada, em regiões rurais e periferias, de centros públicos de acolhimento e tratamento para indivíduos portadores de doenças mentais, como depressão (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, representa uma violação ao "Contrato Social", já que o Estado falha em garantir direitos indispensáveis, como a igualdade, o que, infelizmente, ocorre no país. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar o preconceito da sociedade como outro importante agente causador desse quadro. Conforme pesquisa divulgada pelo Estadão, jornal brasileiro, 33% dos portadores de doenças mentais afirmaram serem vítimas de preconceito por parte de amigos e parentes, em virtude de suas patologias (Muito bem. Apresentou dados). Diante de tal exposto, é indubitável, lamentavelmente, o valor de tal revés, uma vez que não só perpetua a desigualdade, mas também atua na manutenção de esterótipos acerca das doenças mentais. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, a necessidade de se combater o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Sendo assim, o Legislativo, responsável pelo bem da população, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve, por intermédio de verbas federais e alterações na Constituição federal, expandir, em regiões rurais e periféricas, a oferta de centro públicos de acolhimento e tratamentos de doenças mentais e o preconceito, com a participação do Ministério da Saúde e empresas privadas. Espera-se, com isso, o pleno cumprimento dos direitos assegurados pelas Nações Unidas.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |