Na Constituição federal brasileira, promulgada em 1988, prevê que todo cidadão tem pleno direito à saúde e bem-estar. Entretanto (Vírgula) no Brasil, fica evidente o estigma associado às doenças mentais na sociedade. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e consequências acerca dessa problemática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tal cenário, é importante pontuar a falta de informação e atendimento adequado para as pessoas que sofrem de transtornos mentais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o suicídio - causado pela depressão- fica em 3º lugar em números de mortes no país. É, portanto, inadmissível, que no Brasil ainda não possua clínicas especializadas. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, podemos observar, (Sem vírgula) que a quantidade de indivíduos com problemas mentais aumenta cada vez mais ao longo dos anos. Segundo dados da OMS (Desenvolva a sigla) , as doenças mentais são uma das causas de afastamento do trabalho em todo país. Assim, fica evidente, (Sem vírgula) que medidas precisam ser tomadas de forma urgente, pois as pessoas perdem sua liberdade, como também a sociedade sofre financeiramente. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, com intuito de mitigar tal situação, necessita-se, urgentemente, que o Estado, com o apoio do Ministério da Saúde, (Boa. Apresentou o agente) faça campanhas de conscientização, por meio da mídia, para que tenha maior alcance de indivíduos, a fim de acabar com o preconceito existente acerca dos transtornos mentais e mudar as estatísticas tão alarmantes da OMS. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |