Na série americana "Atypical" é retratado o cotidiano de Sam, um jovem autista recém integrado no ensino médio, que enfrenta o empecilho da falta de conhecimento dos colegas sobre sua condição mental, o que resulta num tratamento excludente para com ele. Fora da ficção, a dificuldade social sofrida pela personagem é reflexo da realidade de muitos viventes de doenças mentais na contemporaneidade brasileira, que , constantemente, têm que lutar contra o estigma imposto a eles devido a falta de divulgação de informações sobre suas condições mentais, culminando em um preconceito á essa comunidade. (Formule a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é importante ressaltar, (Sem vírgula) que o destrato com essas entidades (Reveja a seleção lexical) é algo hereditário. Durante o século XIX, ganharam popularidade os chamados manicômios, supostas casas de repouso onde a população separava da sociedade aqueles considerados "loucos" que, além da exclusão social, sofriam ampla diversidade de torturas de profissionais alegando poder curar suas "faltas de sanidade". Na medicina atual, se comprovou que, na verdade, os "insanos" eram apenas portadores de transtornos mentais, incompreendidos por uma sociedade que se despreocupava em pesquisar a fundo suas "loucuras". (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente a isso, no contexto atual, vemos a comprovação da afirmação de Voltaire, um filósofo que considerava o preconceito nada além de uma opinião sem conhecimento. Em consequência esse ato, vemos ainda muitos, (Sem vírgula) desprovidos do saber da real influência das doenças psicológicas, fazendo suposições e posicionamentos que podem vir a piorar o quadro do portador da doença e continuar a banalizar a gravidade e necessidade de apoio de seu estado mental. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, em ordem de mudar a problemática supracitada, urge que o Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente) promova - por meio de um projeto de lei a ser entregue á Câmara dos Deputados - a implementação obrigatória do aprendizado a respeito de doenças mentais na grade escolar do ensino fundamental e ensino médio, em conjunto com palestras nos ambientes de trabalho a respeito do mesmo tema, objetivando a divulgação de informações concretas sobre as doenças, de forma lúdica. Consequentemente, ajudando na quebra do estigma social sobre elas e seus portadores, melhorando o convívio entre os indivíduos, de maneira que não se repitam as dificuldades de Sam ou dos torturados de 1800 em nenhum cidadão brasileiro.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |