O estigma associado às doenças mentais no Brasil, uma discussão social - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 03/02/2021

Status:

Corrigida
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Segundo o psicoterapeuta brasileiro Ivan Carpelatto: “a saúde mental do indivíduo deve estar circunstanciada no desenvolvimento pessoal, coletivo e, acima de tudo, no bem-estar social referente aos valores psicológicos”. Dessa forma, tal discussão adentra na questão estigmatizada das doenças mantais mentais no Brasil, cuja desinformação ainda perpetua preconceitos e a sociedade, ambiente para socialização, torna-se excludente e injusta. Então, o cenário tecnológico do país pós-moderno pode influenciar um discurso errôneo e a necessidade por uma construção social volta para o respeito, equaciona efetividade empática e democratização. (Formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se discutir as relações humanas frente a realidade psiconeuróticas e de como a tecnologia pode enquadrar entendimentos deficitários. Isto posto, o meio técnico científico e informacional, especificamente a internet, detém a configuração necessária para incutir conhecimento amplo. No entanto, com a existência das fake news – notícias falsas, assuntos relacionados aos tratamentos psicoterapêuticos são difundidos, muitas vezes, de forma errata. Por assim dizer, isso afeta a informação e possibilite de estigmas e preconceitos ganhem espaço, (Melhore a construção dessa ideia) seja por associar remédio “taxa preta” aos indivíduos que buscam tratamento ou por dimensionar que essas pessoas são perigosas e desequilibras. Logo, é possível enfatizar o posicionamento do sociólogo Mário Sérgio Cortella: “a ignorância reflete uma civilização animalesca e irracionária. (Delimite e desenvolva as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se um dimensionamento social afetado por uma cultura estereotipada, na qual as populações acometidas por problemas neuropsicológicas são consideradas instáveis e perigosas. Essa negativa é entendida pela falta de uma construção social, baseada num forte apelo informativo e de caráter educacional. Ademais, a medicina brasileira possui um caráter curativo e não preventivo. E, consequentemente, essa cultura curativa e estereotipada de que tratamentos psicológicos não são importantes, (Sem vírgula) traduzem uma realidade intolerante e excludente. Então, é fácil entender o pensamento da filósofa Marilena Chauí: “às vezes não falta conscientização, mas uma construção social objetivada pela sensibilidade, pelo respeito e por uma reflexão educativa ainda precisa”. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, nota-se que o estigma associado às doenças matais na sociedade é perpetuado pela desinformação e uso inadequado da internet. Assim, resoluções são imprescindíveis para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação, agente responsável pelo desenvolvimento educacional e social do pais, propor, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) por intermédio da nova base curricular de ensino, disciplinas reflexivas e de teor social, as quais venham enquadrar entendimento correto a respeito das doenças mentais e os tratamentos existentes. Outrossim, além de possibilitar que indivíduos tomem consciência do uso da internet de forma instrutiva, deve ajudar a edificar um país mais justo e democraticamente correto.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200