Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atualmente (Vírgula) o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos mentais, tendo 18 milhões de pessoas com ansiedade e 11,5 milhões com depressão. Tais dados revelam-se como produtos do estilo de vida da sociedade atual, que está cada vez mais individualista e mais pautada na competição e na liquidez das relações interpessoais, o que vai de acordo com o resultado que 322 milhões de pessoas vivem com depressão em todo planeta. (Não apresentou o tema propriamente dito. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) As causas estão ligadas com o ambiente virtual quando usado excessivamente, pode provocar frustrações, transtornos de autoimagem, pressões e uma alienação da realidade. Isso se deve ao fato da internet mostrar apenas aquilo que aparenta ser o ideal e o perfeito, o que conduz os usuários a seguirem esses moldes por acharem que assim serão plenamente felizes. No entanto, esses tópicos estão distantes da realidade de qualquer ser humano normal, e assim, (Sem vírgula) a busca pela felicidade dentro desses parâmetros serão inalcançáveis. (Abordagem tangencial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A busca pelo lucro e por bons resultados, seja no ambiente educacional, quanto no profissional, condiciona diversas pessoas a ultrapassarem seus limites emocionais (Vírgula) a fim de cumprirem com suas metas diárias. Além disso, em um sistema meritocrático, marcado pela competitividade, converte esses fatores em pressão e adoecimento. A pandemia do Covid-19 (Vírgula) que hoje assola o mundo, fez o planeta parar, desacelerar e cada um cuidar de sua vida. Um ano de isolamento social e cada um com sua experiência fará um novo caminho para cuidar melhor da saúde mental e física. (Abordagem tangencial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A pandemia mostrou a humanidade que não é preciso de muito dinheiro para viver. Que a ganância do homem está acabando com o Planeta. E que é de urgência parar com a devastação da Terra. Cuidar da natureza, dos mares, dos rios, da fauna e da flora. E principalmente cuidar do ser humano! Com carinho, acolhimento e amor. Só um ser humano pode salvar outro ser humano. Que a bondade seja compartilhada todos os dias no mundo. Se a tristeza é uma doença a alegria e a cura. Basta de ser maquina, volte a ser humano. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Cuidado com uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |