As doenças mentais são constantemente associadas a estigmas negativos na sociedade brasileira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, em 2017, mais de 11,5 milhões de brasileiros possuíam depressão. Este fato evidencia a precariedade e a falta do atendimento médico disposto para a saúde mental, e, principalmente, ao preconceito atribuído pela própria população, que relaciona as doenças mentais a "frescuras". (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Com isso, torna-se evidente que, (Sem vírgula) as doenças mentais são ignoradas pela população, resultando, eventualmente, em diversos impactos para a sociedade. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, deve-se realçar que a falta de condições financeiras, que impedem os indivíduos a buscar tratamentos especializados á doenças mentais, como a depressão, a ansiedade e entre outros transtornos que geram malefícios para a sociedade, como a reclusão social, o suicídio e comportamentos violentos. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse e exterminar os estigmas negativos associados as doenças mentais na sociedade brasileira. É essencial que haja a conscientização da população, ocorrendo campanhas e discussões nos ambientes familiares e escolares. Outro fator necessário, é a ampliação do acesso à atendimentos médicos de qualidade elaborados pelo Ministério da Saúde para toda a população brasileira. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |