O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 03/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na época do Romantismo, poetas do período idealizavam a mulher perfeita e viviam à sua constante e intermitente busca. Por não encontrarem tal perfeição, se isolavam, angustiados com a vida. Levando, assim, à depressão e ocasionando, muitas vezes à morte. O que acontece nos dias que se passam, (Sem vírgula) não se difere de antes. A idealização da vida perfeita e a busca por ela causa incessantes frustações que também levam à depressão. (Abordagem tangencial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) A saúde mental recebe pouca atenção e é tratada como banal por grande parte do corpo social. O uso geral da internet, como forma de estreitar relações também se torna um grande impulso para o aumento considerável dos casos de depressão, em especial, no Brasil. A situação socioeconômica da nação faz com que muitos não tenham acesso ao acompanhamento psicológico tão necessário diante da atual realidade para lidar com tal sofrimento psíquico. (Abordagem tangencial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista tais imbróglios, se fazem necessárias as criações de políticas públicas que facilitem o acesso de todos ao acompanhamento psicológico, de campanhas de conscientização para alertar que não se trata de "frescura" e dar uma atenção especial aos jovens, em escolas, em que grande parte se encontra numa frustração por não saber lidar com a fase da vida em que se encontram. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200