Na época do Romantismo, poetas do período idealizavam a mulher perfeita e viviam à sua constante e intermitente busca. Por não encontrarem tal perfeição, se isolavam, angustiados com a vida. Levando, assim, à depressão e ocasionando, muitas vezes à morte. O que acontece nos dias que se passam, (Sem vírgula) não se difere de antes. A idealização da vida perfeita e a busca por ela causa incessantes frustações que também levam à depressão. (Abordagem tangencial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A saúde mental recebe pouca atenção e é tratada como banal por grande parte do corpo social. O uso geral da internet, como forma de estreitar relações também se torna um grande impulso para o aumento considerável dos casos de depressão, em especial, no Brasil. A situação socioeconômica da nação faz com que muitos não tenham acesso ao acompanhamento psicológico tão necessário diante da atual realidade para lidar com tal sofrimento psíquico. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista tais imbróglios, se fazem necessárias as criações de políticas públicas que facilitem o acesso de todos ao acompanhamento psicológico, de campanhas de conscientização para alertar que não se trata de "frescura" e dar uma atenção especial aos jovens, em escolas, em que grande parte se encontra numa frustração por não saber lidar com a fase da vida em que se encontram. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema. Evite uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |