Coragem - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 03/02/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Falar sobre doenças mentais é muito complexo. Mesmo sabendo que o mundo está doente e que as mulheres são mais afetadas em 30% a mais que os homens, é estarrecedor. A vida moderna e os problemas antigos. A atualidade tem exigido muito mais das mulheres que dos homens. Rotina tripla, responsabilidade dobrada, empoderamento, luta por igualdade e justiça tem feito muito estrago na cabeça e na vida do sexo supostamente aceito como frágil. O Brasil é o campeão mundial de feminicídio e do abandono materno/infantil. E quem tem que segurar as dores dos filhos? A mulher. Coragem! Coragem! Coragem! Em tudo que pensa e faz. Coragem! Coragem! Coragem! Você pode mais. (Não compreendeu o tema proposto. Reestruture e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Não há um ser nesse mundo que aguente vivenciar tanta injustiça sem pirar. O serviço público para doenças mentais não é acessível para todo mundo, onde pedir ajuda com o profissional certo? A quem recorrer? Se o governo não está disposto a tratar as causas e muito menos as consequências (Evite esse tipo de construção). Fica muito mais complicado enfrentar a luta sozinho. Se a recuperação está na psicologia por que os órgãos competentes não investem mais nesses profissionais propulsionando um acesso mais livre? Falta vontade e competência para vestir a camisa do outro mesmo que por um segundo e vê que ele não precisa de críticas nem julgamentos e sim de ajuda e logo. (Abordagem tangencial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Às vezes, a solução é bem simples, e a pessoa só precisa ser ouvido e mudar o foco dos pensamentos. Thomas Edison, cientista norte americano, inventor da lâmpada elétrica. Antes de conseguir fazer a lâmpada fez 1200 experiências antes, e um amigo falou, você errou 1200 vezes para conseguir acertar. Ele falou não, eu sei 1200 maneiras de não fazer uma lâmpada. Para ele tudo é aprendizagem e não erros. Nem todos terão o resultado desejado na primeira experiência. O importante é não se apegar ao que não saiu como esperado e tentar novamente de um novo jeito e seguir tentando. Cada um só vê o triunfo do outro. Mas ninguém sabe como foi a caminhada para chegar lá. (Não compreendeu o tema proposto)

(Melhore a estratégia coesiva) A vida é como a primeira infância! Observe o caminho que a criança faz até conseguir dar o primeiro passo. Quantas vezes ela cai? Quantas vezes se levanta e institivamente começa outra vez. Cada tombo que leva fica mais forte até aprender a não cair mais. Tudo se resume a busca pela felicidade ou ao protótipo de felicidade que cada um criou. A felicidade é muito relativa, para um a felicidade é conseguir beber um copo d’água, porque sua condição renal não permite. Para outro é ter a água, porque sua condição socioeconômica, geopolítica e negligência política não permitem. São muitos os fatores que implicam na saúde mental de um indivíduo, um povo e uma nação. O segredo da vida e da saúde mental é seguir. Viver cada dia fazendo o seu melhor sem se prender ao passado. (Não apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Não compreendeu o tema proposto. Reestruture, delimite e desenvolva de acordo com o tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200