O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira - Banco de redações


O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Enviada em: 03/02/2021

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) assegura a todos os indivíduos o amplo acesso à saúde do país. No entanto, apesar dessa garantia, ainda é possível perceber o estigma associado às doenças mentais, de modo que representa um dos principais ataques à universalização dessa prerrogativa constitucionalmente assegurada. Nesse sentido, no Brasil, não somente evidência transtornos mentais como a depressão, mas (Vírgula) também, a autonomia da Constituição federal de 1988, da República Presidencialista Nacional, na qual está previsto princípios institucionais com o intuito de instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura com o propósito de mitigar os entraves para a consolidação dos benefícios constitucionais. (Delimite as discussões iniciais) 

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é crucial destacar a depressão como propulsor das doenças mentais no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no território brasileiro mais de 11,5 milhões de cidadãos são depressivos, o que é resultado do avanço dos transtornos mentais no Brasil. Diante de tal exposto, a depressão persiste na sociedade, pois as exigências que a vida apresenta causa o medo e a insegurança na população ao realizar atividades no dia a dia. Consequentemente, é inaceitável que esse cenário continue a pendurar. (Abordagem superficial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, deve-se ressaltar a importância da Constituição federal, em uma sociedade que manifesta doenças mentais como a que se reflete no Brasil. Nessa perspectiva, a Magna Carta representou um grande avanço rumo à consecução dos objetivos do Estado, inclusive, na área da saúde. Todavia, a população brasileira se mostra ausente no que diz respeito a prática das normas. Segundo as ideias do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, configura-se como uma característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Nessa ótica, a Constituição garante e prioriza a inclusão das normas na sociedade. Não obstante, é nítido a falta de comprometimento por parte dos cidadãos brasileiros, no que se refere as leis atribuídas a soberania. (Abordagem tangencial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que compete ao governo federal combater doenças mentais. O Poder Legislativo, uma das entidades governamentais conforme a "Teoria da Separação dos Poderes" ,proposto por Montesquieu (1689-1755), usufrui da função de suscitar as leis e reformá-las, cujo objetivo, é elaborar normas de direito de abrangência geral ou individual, que são aplicadas na sociedade nas relações mútuas, em virtude disso, promova o aperfeiçoamento na lei designada, de modo que, ​​​​​​​(Sem vírgula) beneficie as distintas regiões do Brasil. Essa ação deve ser realizada por meio das condutas de conscientização de governantes, em aderir programas sociais de relevante interesse social e cultural, que abordem a necessidade de eliminar transtornos mentais, incentivar a cooperação e trabalhar para estabelecer prerrogativas efetivas que possam auxiliar as Unidades Federativas, na aquisição da saúde mental. Espera-se, com isso, coibir os danos causados aos brasileiros e, assim, a nação possa lograr uma pátria mais igualitária.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Cuidado com uma abordagem tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200