O filme "Divertidamente", da Pixar, relata a história de uma jovem que passa a sofrer mentalmente após seus pais se mudarem para uma cidade na Califórnia. Essa animação, (Sem vírgula) retrata, em seu enredo, a trágica realidade de crise emocionais vividas por milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Percebe-se, então (Vírgula) que as doenças mentais é uma realidade bastante grave e que afeta significamente o eixo da sociedade, o que é causada tanto pela falta de conscientização social sobre o tema e com consequências até no mercado de trabalho. (O tema não foi contextualizado de acordo com a proposta. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante destacar que os "olhos tampados" da sociedade é algo que agrava ainda mais esse quadro tão caótico. Apenas para exemplificar, o Brasil (Vírgula) no que diz respeito a casos de depressão é líder na América Latina. Isso mostra que a estrutura da sociedade precisa ser remodelada, para que as consequências sejam amenizadas. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante frisar que as consequências são terríveis e que atingem drasticamente o mercado de trabalho. (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) pessoas mentalmente esgotados produzem menos, o que acaba se refletindo no desemprego geral, que no Brasil foi em torno de 14,6% em 2020. No final, o maior prejudido é a própria sociedade, que acaba perdendo a produtividade de parte da sua população gerando baixa produção na máquina emempresarial. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, medidas precisam ser tomadas. O governo, em parceria com instituições sociais ou filantrópicas, deve (Muito bem. Apresentou o agente) promover ações de propaganda de conscientização sobre o tema na internet, rádio e televisão. Em paralelo, deve estimular o desenvolvimento de políticas que visa a discussão de tal assunto na internet, sobretudo as redes sociais, onde se encontra uma grande parcela das vítimas de tal mal, os jovens. (Não apresentou a proposta propriamente relacionada ao tema. Reestruture)
Comentários do corretor
A abordagem do tema foi feita de forma tangencial. Reestruture e desenvolva as discussões de acordo com a proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |