Em Dados divulgados pela OMS (Desenvolva a sigla) mostram que 11,5 milhões de brasileiros têm depressão. Em uma sociedade que visa de forma antagônica pessoas com algum transtorno mental, vê-se um problema que expõe as vísceras, uma falta de conhecimento populacional e uma falta de debate sobre a problemática que cria raízes no mundo pós-moderno. (Ideias fragmentadas) Que precisa ser revertida de forma eficaz. (Não contextualizou o tema propriamente dito. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, uma falta de debate se torna uma das tangentes do estigma associado aos transtornos mentais visto o silenciamento por parte das mídias e do governo sobre as doenças mentais que causam grande desequilíbrio social e econômico (A tese foi apresentada no desenvolvimento). Atingindo milhões de pessoas no mundo; (Melhore a progressão de ideias) em frase célebre o pensador Foucault diz o seguinte sobre o silenciamento de questões socias: "Na sociedade Pós-moderna, temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Nesse ponto de vista, se há algo, mídia ou governo, que está lucrando com a imagem de perfeita de influenciador emocionalmente estruturado, não há porque haver debate, já que está gerando lucro. Dificultando ainda mais a resolução do problema. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma sociedade sem conhecimento dos problemas que lhe afligem, (Sem vírgula) está fadada ao fracasso. A falta de conhecimento populacional é uma causa que contribui com o preconceito aos transtornos mentais, visto que não há uma campanha eficaz que, (Sem vírgula) vise desarticular uma sociedade preconceituosa. Nesse sentido, na teoria da percepção do estado da sociedade, de Émile Durkheim, sociólogo francês, abrangem-se duas divisões: "normal e patológico". Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe com o seu desenvolvimento, visto que um sistema desigual não favorece o progresso coletivo. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a relevância da importância da saúde mental e da normalização dos transtornos mentais, como algo comum ao ser humano. Para isso, é preciso que o Estado (Muito bem. Apresentou o agente) proporcione rodas de debate, usando a mídia como meio de propagação, com a presença de psicólogos, psicanalistas e professores. Os eventos ocorreram por meio de lives. Além disso, o meio educacional deverá trazer o preconceito associado aos transtornos mentais para a sala de aula, por intermédio de debates e palestras, na área das Ciências Humanas, como forma de esclarecimento populacional. Assim, haverá um ambiente estável que visa a desmistificação dos transtornos mentais, normalizando pessoas com essas condições. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com tema proposto. Evite um recorte tangencial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |