A série “13 Reasons Why“ relata sobre a vida de Hannah, uma garota que sofria depressão, seus familiares e amigos só perceberam tal transtorno psicológico após seu suicídio. Algo condizente com a realidade, pois muitas vezes fechamos os olhos para este problema, e não percebemos quando alguém próximo a nós, (Sem vírgula) está sofrendo e precisando de ajuda. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A depressão, considerada o mal do século XXI, principalmente causada pela imposição de padrões de beleza e de vida, assim como retratado no livro “ Sociedade do espetáculo`` (Vírgula) do escritor Guy Debord, é apresentado uma metáfora, onde vivemos em um palco, que queremos atuar e mostrar uma vida “perfeita“ e um corpo idealizado, para receber atenção, elogios e aplausos. As redes sociais como Facebook e Instagram divulgam sobre estes padrões, onde muitas pessoas não possuem acesso, e que não condiz com sua realidade, causando frustrações, angústias e complexo de inferioridade, que podem ocasionar em doenças mentais, como a depressão. (Abordagem tangencial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Pessoas preconceituosas e com falta de informação, (Sem vírgula) estigmatizam estes sentimentos como frescura e insinuam a depressão como infâmia, sentimento de vergonha e de gente com pouca fé. Tal estereótipo faz com que as pessoas, por medo do julgamento da sociedade, não procurarem ajuda de especialistas, amigos ou familiares, e assim sofrem calados. Sentimento este, ( Sem vírgula) que por sua vez não tratados e acompanhados por um profissional da área, (Sem vírgula) podem causar um dano ainda maior (Melhore a construção dessa ideia), podendo se tornar mais uma vítima de suicídio. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. A secretaria da saúde (Boa. Apresentou o agente), por meio da criação de um projeto de lei, onde exige que hospitais públicos, particulares e todas as redes de ensino, (Sem vírgula) contratem profissionais na área da psicologia, para realizar o atendimento de toda população, onde todos possam ter acesso a esses profissionais. Espera-se com esta medida que qualquer brasileiro que não estiver se sentindo bem com sua saúde mental, possa ser consultado e orientado por um especialista. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |