Ao analisar o tema das doenças mentais, podemos observar que os casos aumentaram muito durante a pandemia de Covid-19, principalmente a depressão. Na série "Euphoria", no começo mostra a personagem Rue Bennett sendo diagnosticada com ansiedade, bipolaridade entre outros distúrbios mentais e, quando Rue começa a tomar as pílulas ela se sente bem, e deste modo acaba se viciando. Fora da série podemos observar que essa situação é bem comum, pois a falta de informação sobre o assunto pode acarretar muitos problemas. (Não contextualizou o tema proposto. Abordagem tangencial. Reestruture e formule a tese)
(Reveja qual seria o conectivo mais adequado) Contudo, essa situação está longe de ser resolvida, pois muitas pessoas ainda acham que ir ao psiquiatras é bobeira, e quem vai até esses profissionais tem frescura. Podemos observar que essa falta de informação pode acabar levando a problemas sérios, a pessoa que sofre com distúrbios mentais pode sofrer bullying, e com isso pode se isolar, podendo assim piorar sua saúde. Muitas vezes as doenças mentais podem afastar as pessoas de seus empregos, muitas pessoas tentam ou até cometem suicídio. (Argumentação superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto medidas são necessárias para resolver o problema, como um maior número de informações sobre os sintomas, e as doenças psíquicas oferecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para todos entenderem o que a pessoa sente, e assim esperando que não cometam bullying com as pessoas que sofrem com a sua saúde mental. Ademais, cabe também ao Ministério da Cidadania (Muito bem. Apresentou o agente), junto com plataformas como o Youtube, Facebook, Instagram, Twitter fazerem posts com informações relacionadas a doenças mentais. Sendo assim, a realidade de várias pessoas não seria igual a da personagem Rue (Vírgula) de Euphoria. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Cuidado com o tangenciamento.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |