De acordo com o artigo 196. (Vírgula) da Constituição federal , é direito do povo ter acesso integral à saúde. Porém, tal fundamento tem sido negado aos cidadãos em solo brasileiro, isso porque há uma falta de contribuição do Estado em preservar a saúde mental da população levando - se em conta os estigmas e danos que podem causar a sociedade. Diante disso, é imperioso analisar, (Sem vírgula) tanto sobre a ausência de medidas governamentais, quanto sobre a falta de conhecimento das pessoas sobre a temática (Muito bem. Formulou a tese), tendo em vista que uma parcela da sociedade considera problemas psíquicos,como por exemplo depressão entre outros (Vírgula) como "frescura", assim pondo em risco o direito à vida previsto na Carta Magna.
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é imperioso ressaltar sobre a ausência de medidas governamentais que visem preservar o bem- estar da população. Inegavelmente, o cenário atual do sistema sanitário do Brasil, (Sem vírgula) comprova tal conjuntura pelas péssimas instalações hospitalares, longas filas para obter atendimento, falta de equipamentos e investimentos (Melhore a construção dessa ideia). Além disso, apesar de que existem alguns programas de acolhimento e órgãos aliados ao Ministério da Saúde , como por exemplo o GESSAM - Gerência de Serviços de Saúde Mental é notório que tais ações não tem alcançado integralmente os cidadãos . Isso porque, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (Vírgula) o Brasil é o país mais depressivo da América Latina. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito a ausência de conhecimento por parte da população, (Sem vírgula) sobre como preservar a saúde mental. Infelizmente, por falta de entendimento, algumas pessoas dão pouca relevância aos estigmas associados à saúde mental. Diante disso, é imperioso relatar que doenças como depressão, síndrome do pânico entre outras são oriundas da instabilidade mental, e que ainda por cima podem ocasionar a morte. A título de exemplo, de acordo com o psiquiatra Augusto Cury (Dois pontos) '' uma pessoa que sofre de transtornos mentais não que tirar sua própria vida, mas sim por fim a sua dor'' (Melhore a progressão de ideias).Dessa forma, essa concepção baseada no senso comum de que problemas são '' frescura", (Sem vírgula) precisa ser extinta em território nacional, uma vez que o direito à vida está sendo violado, assim pondo em risco o progresso da nação. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com o setor midiático, (Muito bem. Apresentou o agente) promover campanhas informativas. Isso deve ser feito, (Sem vírgula) com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância do equilíbrio mental e como lidar com doenças mentais, assim minimizando seus estigmas. Além disso, tais campanhas devem ser desenvolvidas nas escolas, como também nas redes televisivas de maneira lúdica, assim sendo possível alcançar todas as faixas etárias. Outrossim, é de responsabilidade do Poder Executivo fornecer subsídios para desenvolvimento de programas de assistência psiquiátrica e psicológica em todo o país. Dessa forma, será possível mitigar essa problemática que fere os princípios constitucionais, e por fim contribuir para uma sociedade mais justa, livre e igualitária. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as redações. Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |