Em “Prisão do Rei”, da autora Victoria Aveyard, o Rei Maven Calore se encontra preso em uma das piores prisões: sua própria mente. Acometido por uma doença mental, o jovem rei não se sente confortável em pedir ajuda, pois acredita que não obteria apoio nenhum, tanto da população, quanto de seus próprios aliados. Da mesma forma que o jovem rei, muitas pessoas ainda carregam estigmas quanto às doenças mentais, problema gerado tanto pela idealização do conceito de felicidade, quanto pela disseminação de um padrão pelas redes sociais. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, tem o problema da idealização da felicidade. Para muitas pessoas, ser feliz significa não estar triste em momento nenhum, ou obter prazer por meio da compra de bens materiais. Uma conceitualização errônea, visto que, pelas palavras do filósofo Aristóteles, a felicidade não pode ser entendida como a obtenção de bens materiais ou de cargos importantes, mas está entrelaçada com a virtude, que é a capacidade de fazer o bem ao próximo. Dessa forma, muitas pessoas se iludem com esse conceito e criam estigmas quanto as doenças mentais. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, tem-se o problema da imposição de um padrão de vida, disseminada pelos meios midiáticos. São divulgados pela internet, principalmente pelas redes sociais, um padrão de beleza a ser seguido para se chegar ao bem-estar e à felicidade. Problemas psicológicos são gerados quando esse padrão não é alcançado, como por exemplo, a depressão, que, no Brasil (Vírgula) alcança níveis extremos, pois segundo a OMS (Desenvolva a sigla), o país foi o mais depressivo da América Latina no ano de 2007. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que a situação seja resolvida. O Ministério da Saúde – principal órgão responsável pela saúde no país – pode (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente), por meio de subsídios cedidos pelo governo federal, promover propagandas nas redes sociais que eduquem sobre saúde mental. Assim como, em conjunto com as escolas (Vírgula) promover programas que ajudem os alunos a lidar com problemas envolvendo a saúde da mente e oficinas que promovam o autoconhecimento. Só assim poderemos ter uma realidade diferente daquela apresentada por Aveyard em seus livros.
Comentários do corretor
Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de elaborar um projeto de texto para delimitar as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |