No que se diz respeito à temática do estigma associado às doenças associadas às doenças mentais na sociedade brasileira, faz-se relevante discutir a respeito da saúde mental. Assim, vale pontuar alguns aspectos como: a doença mental e o contexto social da sociedade brasileira. (Explore as discussões iniciais e formule a tese com clareza)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, é primordial destacar que falar de saúde mental vai além de doenças mentais, pois quando se trata de saúde mental, entende-se que ela é o fator de grande importância (Vírgula) ao qual a possibilita o ajuste necessário para lidar com emoções seja elas positivas ou negativas (Melhore a construção dessa ideia). Nesse contexto, investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é fundamental, a fim de proporcional um convívio social mais saudável. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, consoante informações fornecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em fevereiro de 2017, no Brasil o estigma mental atinge mais de uma pessoa a cada vinte (Melhore a construção dessa ideia). Vale ainda ressaltar que ainda acende um alerta quanto aos impactos que a pandemia da Covide-19, causou e vem causando, em que medidas de isolamento e restrições de afetos gesticulados afetou as relações interpessoais, trazendo por consequências a depressão, a angústia e o pânico. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Logo, a OMS (Boa. Apresentou o agente) deve realizar campanhas que tragam o assunto como o tema de grande relevância, trazendo a todos o conhecimento de que uma pessoa que sofra com estigma mental não deve ser tratada como uma espécie de pária social, e nem serem isoladas do convívio. Ainda, essas pessoas devem ter tratamentos específicos tanto fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como pelas unidades privadas. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |