O bem-estar mental é um dos trópicos mais discutidos nos dias de hoje (Ponto final) No entanto, isso não anula todas as dificuldades que as pessoas passam por apenas tentar cuidar da própria saúde que é essencial para atingir qualidade de vida. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Existe certo preconceito ao se falar em cuidados mentais, as pessoas deixam de procurar ajuda muitas vezes pensando em que parentes e entes queridos vão dizer (Melhore a construção dessa ideia). Ansiedade e depressão, por exemplo, estão presentes há anos na sociedade (Vírgula) mas poucos procuravam tratamento por achar que iriam presumir se tratar de ser apenas besteira ou uma forma de chamar atenção. Vicent Van Gogh (Vírgula) pintor famoso do movimento pós-impressionista (Vírgula) sofria de depressão, ficou conhecido como louco e foi rejeitado diversas vezes por tal motivo sendo que era somente uma pessoa que necessitava de cuidar da sua saúde mental. (Delimite e explore as discussões com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Além do preconceito, essas pessoas ainda enfrentam mais um empecilho, infelizmente, nem todos podem arcar com o custo de pagar um tratamento ou até mesmo uma terapia, tendo que lidar com tudo sozinhas, sem assistência profissional especializada. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Melhore a estratégia coesiva) O Estado deve tomar medidas para assegurar o bem-estar de toda a população, seja com palestras, a criação de projetos de assistência para pessoas de baixa renda, grupos de apoio. Para talvez assim promover o mínimo de conforto e ajuda para esse grupo de pessoas cada vez maior. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |