Em seu último álbum, o rapper Emicida, (Sem vírgula) visa acabar com o tabu da saúde mental com seus versos na música "Amarelo", como a voz que urge em "Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes", a necessidade de um conceito de saúde que vá além da ausência de doenças, em meio aos padrões de uma sociedade que cala cada vez mais vozes e ao contexto do isolamento social durante a pandemia, se faz cada vez mais necessário compreender os seus reflexos na sociedade. (Introdução desenvolvida de forma tangencial. Reestruture e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tal cenário, as redes sociais têm um papel fundamental devido à exposição criada na intenção de demonstrar ter uma ilusória vida perfeita, por padrões inalcançáveis impostos socialmente, gerando um ciclo danoso através da obsolescência programada das coisas (Reveja a seleção lexical), criando assim, cada vez mais, pessoas infelizes e marginalizadas e um consumo compulsivo na intenção de se satisfazerem momentaneamente pelo status social. (Abordagem tangencial do tema. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, em 2017, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Vírgula) a depressão atingia cerca de 12 milhões de brasileiros, um número alarmante que mostra como essa doença não pode ser minimizada e tende a crescer com a pandemia, devido desde a dinâmica, ou ausência dela, durante o isolamento preciso para conter o vírus até às percas familiares, que infelizmente ainda afetam a vida de muitos. (Abordagem tangencial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Logo, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde, (Muito bem. Apresentou o agente) agir através de ações pautando a problemática, atuando em conjunto com as escolas para garantir acompanhamento psicológico aos seus discentes e docentes durante a volta para a dinâmica presencial, quando possível, assegurando assim, o direito à saúde previsto na Constituição federal aos seus cidadãos. (A proposta está precisa estar mais relacionada ao tema proposto)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |