A Constituição federal de 1988 -norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro- garante o direito à saude e bem-estar social. No entanto, presenciamos uma grande parcela da população que sofre não somente de doenças mentais (Vírgula) como também de estigmas associados a elas. Nesse sentido, o descaso populacional e a falta de apoio tornam-se predominantes nesse cenário antagônico. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Nesta perspectiva, convém enfatizar o preconceito da sociedade acerca dessa problemática, do qual não se importam com indivíduos que sofrem de transtornos mentais. A série britânica "13 reasons why" retrata esse problema, da qual mostra acontecimentos que levam a protagonista ao suicídio. Sob tal ótica, a ficção não passa longe da realidade, visto que as pessoas mentalmente saudáveis associam como algo normal enfrentar os problemas sem sequelas, e quando se deparam com pessoas depressivas, ansiosas e com distúrbios mentais não dão suporte, que encarreta na solidão e no possível suicídio dessas vítimas. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, destaca-se a falta de apoio que colaboram para esse agravamento. Dados divulgados pela OMS (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula) mostram que o Brasil se encontra em primeiro ougat no ranking de população mais depressiva de América Latina. A partir dessa análise, é notável que mais cidadãos estão precisando de tratamentos psicológicos, muitos até buscam, porém não são oferecidas as informações necessárias. Desse modo, é importante que medidas sejam tomadas para mudar esse status insatisfatório. (Melhore a apresentação das discussões. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, que o descaso acerca doenças mentais e ao precário apoio a essas parcelas são prejudiciais, e que é necessário mudanças. Para tanto o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), em parceria com orgãos vinculados, devem promover campanhas de conscientização das causas e consequências que problemas mentais trazem, além da urgência de ajuda a esses indivíduos, cabe às escolas, por envios da prefeitura, desempenhar atividades que visem analisar o comportamento doo aluno e auxiliá-lo se preciso. Dessa forma, será possível a execução do pleno direito à saúde e bem-estar de todos.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |